quinta-feira, 10 de maio de 2012

Indenização- queda em escada rolante

Noticia extraída do 09.05.12 -Jornal da Ordem
 Queda em escada rolante gera indenização
A mãe da criança ajuizou ação depois que a bebê caiu em razão do desprendimento da haste do carrinho alugado por seus pais no interior do shopping.A Burigotto S.A. Indústria e Comércio, a TakingCare Ltda., o Condomínio do BH Shopping, o IRB Brasil Resseguros S.A. e a companhia de seguros Aliança do Brasil, foram condenados a indenizar uma menor. A mãe da criança ajuizou ação depois que a bebê caiu na escada rolante em razão do desprendimento da haste do carrinho alugado por seus pais no interior do shopping.

Na sentença de primeiro grau, os réus foram condenados a pagar juntos R$ 4.500 a título de danos morais. Insatisfeitas com a decisão, as cinco empresas entraram com recurso à sentença.

A Burigotto negou a existência de provas do desligamento da haste do carrinho e afirmou que a mãe da criança descumpriu todas as orientações para usar os elevadores quando estivesse com o carrinho, assumindo o risco de descer a escada rolante.

O IRB Brasil também alegou culpa da mãe e argumentou que não há danos morais a serem indenizados, pois a menor não sofreu danos à sua honra e imagem perante a sociedade.

O condomínio do BH Shopping afirmou que não contribuiu, nem mesmo indiretamente, para o evento danoso e não pode ser responsabilizado por todas as situações ocorridas dentro de suas dependências.

A Aliança do Brasil alegou que o caso é de defeito do produto, e, por isso, os únicos responsáveis seriam a Burigotto e a TakingCare, que colocaram o bem no mercado.

A TakingCare discordou do dever de indenizar por entender que a culpa era exclusiva da mãe da vítima e que tampouco foram demonstrados danos morais indenizáveis.

O relator, desembargador Nilo Lacerda, da 12ª Câmara Cível do TJMG, entendeu que houve culpa exclusiva da mãe da bebê, por ela ter desobedecido a recomendação da utilização de elevadores nessas condições. Entretanto, o desembargador Alvimar de Ávila, revisor do processo, discordou do voto do relator, alegando que não restaram dúvidas de que a ré Burigotto, na qualidade de fabricante, a ré TakingCare, na condição de prestadora do serviço de locação do carrinho, e o condomínio do shopping, por ter disponibilizado o serviço em seu estabelecimento, devem ser responsabilizados por eventuais danos causados aos consumidores dos seus produtos e serviços. E, embora o termo de responsabilidade assinado pela mãe na retirada do carrinho recomendasse o uso de elevadores em substituição às escadas rolantes, não havia qualquer proibição nesse sentido.

Processo nº: 2545939-61.2004.8.13.0024

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