quarta-feira, 22 de maio de 2013

SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA


Este texto elaborei para a publicação no informativo da OAB por ter participado nesta semana como representante da OAB-Esteio.

SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

A Semana de Valorização da Vida ocorrerá todos os anos de 25 a 30 de abril no município de Esteio, sendo este ano a primeira semana sobre o tema proposto, visando valorizar a vida, discutindo e trabalhando o tema “drogas” de uma forma diferente, dando ênfase à vida.

A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB – Esteio esteve presente na Semana de Valorização da Vida de 25 a 30/04/2013, promovido pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD, em espaço de discussão e articulação, visando dialogar sobre “drogas”, buscando algumas soluções para o problema, tema que direta ou indiretamente, diz respeito a todos - governo e sociedade. A programação da semana tem enfoque na Educação, na Saúde e na Segurança, através da participação e do comprometimento com uma Política Municipal. Passamos a citar resumidamente a programação: Dia 25/04 - durante os turnos manhã e tarde, ocorreu a “contação” de histórias nas escolas para os alunos de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, com o Grupo Cataventus, de Porto Alegre, dando enfoque na prevenção ao uso de drogas. Dia 25/04, à tarde, no auditório da Casa dos Conselhos - Círculo de Diálogos intersetorial - Construindo as bases de uma Política e um Plano Municipal, traçando as diretrizes para as ações do município, com a Drª Tâmara Biolo Soares, graduada em Direito pela UFRGS, advogada e mestre em Direitos Humanos; diretora do departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos; Dia 25/04, à noite: 3º Diálogos com o Conselho e com a psicóloga convidada Maribel Gil Guterres, propondo o diálogo - “Juventude e Drogas” – participaram professores da rede de ensino do município, da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Dia 26/04- "Novos Rumos da Política Nacional sobre Drogas", palestrante psicóloga MD Carla Dalbosco- abertura oficial pelo Prefeito Gilmar Antonio Rinaldi, no Salão Nobre da Prefeitura. Dia 27/04 - Feira de informações na Rua Garibaldi (Rua Coberta), das 9h às 13 horas, e passeio ciclístico – “Pedalada pela Vida”, show e brincadeiras (participação da juventude). Dia 30/04 - Encerramento da Semana de Valorização da Vida, apresentação da Política e do Plano Municipal, do acordo de recursos para o Fundo Municipal sobre Drogas. A programação que ocorreria dia 29/04, diante da impossibilidade da presença da Ministra Maria do Rosário, foi transferida para o dia 20/05 - Seminário: Promoção e Dignidade da Comunidade esteense com a parceria do COMDICA e FMDCA- Dialogando Governo e Sociedade Civil, com a participação da Ministra na Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil. 

Elaine Silveira Teixeira Ferreira 
Advogada- 
Conselheira Titular representante da OAB- Esteio 
COMAD 





Sem comentários:

Enviar um comentário