quinta-feira, 25 de julho de 2013

Verdades da Profissão de Professor segundo o Educador Paulo Freire

       
       Estou postando um pensamento do Educador Paulo Freire sobre a Profissão de Professor e para melhor entendermos o pensamento e a importância do mesmo, acredito ser importante lermos sobre a bibliografia deste educador. 

       Paulo Reglus Neves Freire, é o Patrono da Educação Brasileira, foi um educado e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia critica.

      A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Seu trabalho como educador destacou-se na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

        Paulo Freire é autor de Pedagogia do Oprimido, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.2



"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho". 

       Este pensamento serve de reflexão "para todos, pais, alunos, sociedade, repensarmos nossos papeis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda". Paulo Freire (site:www.mensagemdecarinhoeamor)

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire

site:www.mensagemdecarinhoeamor

Sem comentários:

Enviar um comentário