sexta-feira, 30 de março de 2012

VALORIZANDO A ADVOCACIA


Precisamos resgar a história. O imlustre jurista brasileiro Ruy Barbosa de Oliveira é um dels que precisa ser citado.Temos excelentes juristas no país, mas não posso deixar de relembrar de ruy Barbosa.
BIOGRAFIA
          Rui Barbosa de Oliveira, político e jurisconsulto, nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849. Bacharelou-se em 1870 pela Faculdade de Direito de São Paulo. No início da carreira na Bahia, engajou-se numa campanha em defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura. Foi político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia (1907), defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. Eleito deputado provincial, e adiante geral, atuou na elaboração da reforma eleitoral, na reforma do ensino, emancipação dos escravos, no apoio ao federalismo e na nova Constituição. 
        Por divergências políticas, seu programa de reformas eleitorais que elaborou, mal pode ser iniciado, em 1891. Em 1916, designado pelo então presidente Venceslau Brás, representou o Brasil centenário de independência da Argentina, discursando na Faculdade de Direito de Buenos Aires sobre o conceito jurídico de neutralidade. O discurso causaria a ruptura definitiva da relações do Brasil com a Alemanha. Apesar disso, recusaria, três anos depois, o convite para chefiar a delegação brasileira à Conferência de Paz em Versalhes. Com seu enorme prestígio, Rui Barbosa candidatou-se duas vezes ao cargo de Presidente da República - nas eleições de 1910, contra Hermes da Fonseca e 1919, contra Epitácio Pessoa - entretanto, foi derrotado em ambas, sendo o período durante a primeira candidatura o marco inicial e sua Campanha Civilista. 
         Como jornalista, escreveu para diversos jornais, principalmente para A Imprensa, Jornal do Brasil e o Diário de Notícias, jornal o qual presidia. Sua extensa bibliografia recolhida em mais de 100 volumes, reúne artigos, discursos, conferências EE. questões políticas de toda uma vida. Sócio fundador da Academia Brasileira de Letras, sucedeu a Machado de Assis na presidência da casa. Sua vasta biblioteca, com mais de 50.000 títulos pertence à Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada em sua própria antiga residência no Rio de Janeiro. Rui Barbosa faleceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1923.

Algumas frase de Ruy Barbosa:

"Não transfugir da legalidade para a violência, nem trocar a ordem pela anarquia.
Não proceder nas consultas, senão com a imparcialidade real do juiz nas sentenças.
Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade.
Não fazer da banca balcão, ou da ciência mercatura.
Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar a fé em Deus, na verdade e no bem.
Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis.
Não antepor os poderosos aos desvalidos, nem recusar patrocínio a estes ou aqueles.
Não servir sem independência à justiça, nem quebrar da verdade ante o poder.
Legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado.
Não colaborar em perseguições ou atentados, nem pleitear pela iniqüidade ou moralidade.
Não se subtrair à defesa das causas impopulares, nem à das perigosas, quando justas.
Não desertar a justiça, nem cortejá-la.
Nelas se encerra para ele, a liberdade de todos os mandamentos.
Não lhe faltar com a fidelidade, nem lhe recusar o conselho.
Onde for apurável um grão, que seja de verdadeiro direito, não regatear ao atribulado o consolo do amparo judicial".

Sem comentários:

Enviar um comentário