domingo, 11 de agosto de 2013

SÍMBOLOS DA JUSTIÇA


Para entendermos os significados dos símbolos da justiça, há necessidade de nos reportarmos a história. Na retrospectiva histórica podemos identificar que as representações simbólicas da justiça, a maioria retomam a Idade Média. 

DEUSA DA JUSTIÇA

O símbolo é uma mulher vestida de branco e significa um simbolo de luz, às vezes com os olhos vendados ( não porque " A justiça é cega"), mas porque não é influenciado!Ela está segurando em sua mão direita a espada e na mão esquerda uma balança que significa um equilíbrio.

Equilíbrio, associada com a ideia de que é certo e em equilíbrio, ser justo.
Deusa de olhos vendados - Usualmente uma imagem da deusa romana Iustitia, que corresponde à grega Dice, significa o desejo de nivelar o tratamento jurídico de todos por igual, sem nenhuma distinção. Tem o propósito da imparcialidade e da objetividade. É a afirmação de que todos são iguais perante à lei. Portanto, uma vez que seus olhos estão vendados, elucidam o disposto clara e evidentemente. Há que se dizer que a imagem original não comportava tal venda, no entanto, com a evolução da humanidade, por obra dos alemães, esta se faz presente até hoje. 


Deusa de olhos abertos e sem venda - Pode ser interpretada como a necessidade de não deixar que nenhum pormenor relevante para a aplicação da lei seja desconsiderado, avaliar o julgamento de todos os ângulos.



BALANÇA 


Simboliza a equidade, o equilíbrio, a ponderação, a igualdade das decisões aplicadas pela lei.

Talvez a balança seja provavelmente o símbolo mais antigo da justiça, por ser exemplo mostrado em várias mitologias antigas como um meio de pesar as almas após a morte para determinar o valor do individuo. A balança tem a ideia de equilíbrio e moderação, podemos referir que a justiça tem como objetivo a conciliação e pacificação dos conflitos de interesses, de forma a pesagem (medir, decidir os prós e contras).

O equilíbrio vem como um símbolo com o juiz durante as suas deliberações: tomar a medida de cada argumento para chegar a uma decisão equilibrada. Também simboliza a imparcialidade necessária para o funcionamento da justiça, que deve derrubar a favor de qualquer das partes.

ESPADA 

A espada simboliza a força,coragem, ordem, regra e aquilo que a razão dita e a coerção para alcançar tais determinações.

Está associado à ideia de força e punição. É o símbolo do poder e quer significar que a justiça não é nada sem a força que lhe permite aplicar: tente não apenas para analisar, pesar, o equilíbrio, mas ainda a ser decidida e sanção. 

A espada é também um dos atributos simbólicos do tradicional monopólio legítimo da violência física que caracteriza o estado soberano.

A espada significa que o juiz pode ter meio doloroso: para determinar o justo não é apenas uma questão de apreciação intelectual, que envolve principalmente uma final, obrigatória, cortando definitivamente um conflito entre interesses conflitantes.

RITUAL DO JULGAMENTO



O mecanismo de qualquer julgamento é na verdade para converter um conflito, às vezes violentos, nas palavras sensíveis: esta abordagem não é natural e precisa usar alguns truques para ter sucesso. A formalidade do procedimento permite distribuir o chão, fazer o debate possível através da construção de uma posição estável em cada um, para caçar violência para abrir caminho para o discurso. A agressão inicial é de alguma forma sujeitos a conversão, como parte da audiência formal.

O ritual serve como um lembrete de que o que é jogado durante um julgamento sobre a realidade concreta de seus protagonistas:o traje usado por juízes permite, por exemplo, para marcar a distância entre a sua individualidade e seu escritório.

O ritual é, assim, uma forma de garantir a justiça à sua autoridade: ele tem a função paradoxal de tornar sensível (através do uso de símbolos) a distância que nos separa da lei e que fundou a grandeza.


       Assim, podemos concluir que o  Direito sem a balança para pesá-lo é força bruta e irracional. O Direito sem a espada para obrigar sua aplicação é fraco. Da mesma forma que a ausência da venda nos olhos lhe retira a imparcialidade. Cada um deve completar o outro para que a Justiça seja a mais justa possível.

Fonte: 
wikipedia


Sem comentários:

Enviar um comentário